diferença entre páginas e etiquetas


Hoje vamos tentar explicar de uma forma clara qual é a diferença entre páginas e etiquetas, uma vez que ambas se podem misturar no mesmo menu. Já temos um post onde explicamos como se criam páginas e como se pode criar posteriormente o menu onde elas vão estar visíveis e disponíveis.
Agora vamos explicar como se adicionam coisas ao menu que não são páginas em branco e são etiquetas.

PÁGINA
Uma página, é como o próprio nome indica, uma folha em branco onde podemos colocar conteúdo. Num site comum temos várias páginas com conteúdos específicos e estáticos como contactos por exemplo. Num blog também é possível adicionarmos agora este tipo de páginas. Podemos editar o conteúdo a qualquer altura, e são independentes da página blog, que organiza as nossas publicações por ordem cronológica.

ETIQUETA
Uma etiqueta serve para organizar conteúdos e dividi-los em categorias. Imaginem que têm um livro e que precisam dividir por conteúdos, para isso usam post-its amarelos, rosa e laranja. Se o fizerem conseguem dividir as páginas, mas se usarem, em vez de apenas 3, umas 10 ou 20 cores, o caos é o mesmo do princípio e continuam a não ter nada organizado.
Por este motivo as etiquetas não devem ser muitas. O objectivo principal é que o leitor possa facilmente escolher ler posts sobre determinado tema, e por isso o exercício mais eficaz será o de dividirmos o nosso blog em algumas categorias e criar assim essas etiquetas.

As etiquetas são atribuídas uma única vez dentro da janela de edição do post, do lado direito, e ficam por lá por defeito, o que significa que sempre que escreverem um post novo só têm de escolher uma das que já definiram.

Para perceberem como criam as páginas e o menu vejam o nosso post anterior sobre este assunto, em baixo têm a continuação, onde podem ver como se insere no menu as etiquetas.



Acedam ao esquema e à mini aplicação páginas que já foi criada.
Para adicionarem as vossas etiquetas ao menu principal, onde têm as páginas, basta que adicionem um link externo com o URL da etiqueta, para que ele chame todos os posts com essa mesma etiqueta. Adicionem o link, atribuam um nome e depois insiram o URL que será o do vosso blog mais:

 /search/label/etiqueta

substituam "etiqueta" pelo nome da vossa :)


1 comentário:

  1. Obrigada pela informação, já criei o meu menu com as etiquetas, no entanto não consigo colocar os posts lá dentro. Como faço? Obrigada

    ResponderEliminar