o blog na ponta da língua: Web view ou Mobile view




Hoje vamos explicar, a quem fica um bocadinho confuso com estas coisas, a diferença entre web view e mobile view.
Uma vez criado o nosso blog e definido todo o layout, a forma como vai ser visualizado noutros computadores, podemos definir a forma como vai ser visualizado nos tablets ou smartphones.
A verdade é que hoje em dia são muitos os que usam estes dispositivos móveis para ler blogues e o tamanho destes monitores é muito pequeno se compararmos com o tamanho dos nossos portáteis ou computadores de mesa. Foi por isto que houve a necessidade de criar a mobile view, para que as páginas se adaptassem a estes novos monitores que são tão mais pequenos do que aqueles aos quais estavamos habituados. No entanto, a escolha é nossa. Podemos optar pela mobile view, adaptada ao tamanho do dispositivo, ou podemos continuar a usar a web view.






WEB VIEW
É o modo de visualização, num dispositivo móvel, que é em tudo igual ao que vocês vêm num portátil ou computador de mesa. Como há muita informação, linhas enormes de texto e imagens grandes neste layout, quando abrirmos o blog num smartphone, por exemplo, vamos ver tudo minúsculo e será necessário fazer zoom in e zoom out para conseguirmos ler e ver as imagens com pormenor.

MOBILE VIEW
É o modo de visualização que podemos e devemos escolher, para ser aplicado a todos os dispositivos móveis, e que adapta os nossos posts a monitores pequenos. Assim, se definirmos esta visualização para dispositivos móveis, quem nos visita a partir deles vai ver o nosso blog desta forma. Com um preview de cada post, com o texto num tamanho maior e com um preview da imagem também. Se entrarmos no post continuamos a ter um bom tamanho de texto para leitura.

Podem ver na imagem de cima as diferenças entre os dois, e em baixo mostramo-vos onde podem escolher estas definições, no blogger.

1. Acedam ao menu esquerdo >> Modelo
Aí podem ver as duas opções, "ao vivo no blogue" é a Web view, e "telemóvel" é como vemos o modelo no dispositivo móvel, e é aqui que o podemos definir. Cliquem na roda dentada, escolham a opção que temos em baixo e guardem!




2 comentários:

  1. É nestas alturas que tenho imensa pena de não ter um blog alojado no blogger...

    http://day-dreamer.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  2. Catarina, ainda vais a tempo. Consegues migrar todo o conteúdo do sapo para o blogger :)

    ResponderEliminar